Inspectora Carlota Joaquim MatchaieInspectora Carlota Joaquim MatchaiePor: Boaventura Mandlate
A Inspectora-geral do Ministério do Género, Criança e Acção Social (MGCAS), Carlota Joaquim Matchaie, passou para aposentação, depois de 42 anos (1979-2021) servindo à Função Pública. Começou por ser Educadora Vigilante (Servente) no Infantário 1º de Maio, na cidade de Maputo, e termina a missão como Inspectora-geral do MGCAS, fruto de uma progressão profissional ao longo das quatro décadas. Deixa, como legado, a implantação da Inspecção ao nível nacional, a integração dos técnicos de Inspecção na carreira de Inspector, o Manual de Procedimentos para a Inspecção Técnica, desenho dos qualificadores da área específica.

DSC 6679 2DSC 6679 2por: Boaventura Mandlate
A Ministra do Género, Criança e Acção Social, Nyeleti Mondlane, convidou, recentemente, Áquila Chirindza, a ser Activista sobre os Direitos da Mulher e Rapariga, mercê das obras da jovem cantora, que exaltam os dois grupos sociais.
Nyeleti Mondlane fez o convite à margem da VI sessão do Conselho Coordenador do Ministério que dirige, realizado nos dias 9 e 10 de Dezembro corrente, evento para o qual Áquila Chirindza veio da Beira, expressamente para cantar a rapariga, a convite da governante.

Gala de Premiação dos vencedores do Prémio Nacional de JornalismoGala de Premiação dos vencedores do Prémio Nacional de Jornalismo“A atribuição de prémios a jornalistas sobre a área de deficiência no país, deve servir de incentivo para mais investigação e divulgação dos direitos da pessoa com deficiência”, defendeu hoje (15 de Dezembro) em Maputo, o Vice-Ministro do Género, Criança e Acção Social, Lucas Mangrasse.

Falando na Gala de Premiação dos vencedores do Prémio Nacional de Jornalismo sobre os direitos das Pessoas com Deficiência, que agraciou sete jornalistas de sector público e privado, nas categorias da imprensa escrita, televisão e rádio, organizada pela Rede de Comunicadores Amigos da Criança (RECAC), Light For The World, Fórum Moçambicano de Deficientes (FAMOD) e Fundo das Nações Unidads para a Infância (UNICEF), Mangrasse disse que a iniciativa se reveste de grande importância para a sociedade.

A nossa prestação no período em analise foi positiva Ministra Nyeleti MondlaneA nossa prestação no período em analise foi positiva Ministra Nyeleti MondlaneA Ministra do Género, Criança e Acção Social, Nyeleti expressou esta sexta-feira (10 de Dezembro) em Maputo, a convicção de clareza sobre os desafios que persistem no sector e as acções prioritárias a realizar.
Nyeleti Mondlane falava no encerramento da VI sessão do Conselho Coordenador do MGCAS, que durante dois dias, decorreu sob o lema "Pela Igualdade de Género" e Inclusão Social, da qual, segundo a Ministra, o sector saiu mais fortalecido.

Ministra Nyeleti defende intervenções que promovam inclusão social dos grupos vulneráveisMinistra Nyeleti defende intervenções que promovam inclusão social dos grupos vulneráveisA Ministra do Género, Criança e Acção Social, Nyeleti Mondlane, defendeu, esta quinta-feira (9 de Dezembro) em Maputo, intervenções que visam empoderar os grupos mais vulneráveis da população, com vista a promover a inclusão social e participação efectiva deste grupo no desenvolvimento do país. Nyeleti Mondlane falava na abertura da VI Sessão do Conselho Coordenador (VI SCCMGCAS) do sector que dirige, a decorrer até amanhã, sob o lema “Pela Igualdade do Género e Inclusão Social”.