O Governo do Canadá reiterou, nesta segunda-feira, 22 de Janeiro, em Maputo, o seu apoio para a promoção dos direitos das mulheres e raparigas, em contexto de conflitos armados.

O compromisso foi expresso por Jacqueline O’Neill, Embaixadora do Canadá para Mulheres, Paz e Segurança (MPS), em audiência concedida pelo Vice-Ministro do Género, Criança e Acção Social, Lucas Mangrasse, por ocasião da sua visita a Moçambique, desde este domingo.

O vice-Ministro do Género, Criança e Acção Social, Lucas Mangrasse, enalteceu o apoio prestado pelo Canadá na implementação do Plano Nacional de Acção sobre Mulher, Paz e Segurança 2018-2022, um instrumento nacional de operacionalização da Resolução 1325 das Nações Unidas sobre Mulheres, Paz e Segurança, que visa tornar Moçambique uma referência na promoção da igualdade do género no contexto da Segurança Nacional e Promoção de Paz.

"Os principais objectivos deste plano eram a criação de um ambiente favorável para a implementação da legislação sobre mulher, paz e segurança, integração da perspectiva do género em todas as acções e estratégias de prevenção e gestão de conflitos, garantia da participação da mulher nas estruturas de tomada de decisão nos processos de paz e segurança e promoção dos mecanismos para garantir maior recrutamento, retenção e promoção das mulheres nos órgãos de defesa e segurança e justiça", disse o governante.

Por seu turno a Embaixadora Jacqueline O’Neill congratulou o Governo moçambicano pelo compromisso demonstrado na operacionalização da Resolução 1325 das Nações Unidas sobre Mulheres, Paz e Segurança. "Estamos muito satisfeitos pelo empenho demonstrado e pelo envolvimento de outros sectores na materialização do plano e quero manifestar o compromisso do Governo do Canadá em continuar a apoiar os esforços do governo de Moçambique visando o cumprimento da agenda Mulher, Paz e Segurança", referiu.

Refira-se que para operacionalizar o Plano Nacional sobre Mulher, Paz e Segurança, o Ministério do Género, Criança e Acção Social, em parceria com a ONU Mulheres e apoio dos governos da Islândia e do Reino da Noruega, implementou o Plano Nacional de Acção sobre Mulher, Paz e Segurança (2018-2022), através do Projecto “Promover a Participação Efectiva de Mulheres e Raparigas no Processo de Paz, Segurança e Recuperação de Moçambique, nas províncias de Cabo Delgado, Zambézia, Sofala, Tete, Manica, Inhambane e Gaza.

A visita da Embaixadora da agenda Mulheres, Paz e Segurança (MPS) do Canadá a Moçambique, terminar esta quarta-feira, faz parte de uma missão a três países africanos, para afirmar o compromisso do Canadá na promoção da inclusão do género nos esforços de paz.

Durante a sua estada em Maputo, Sara Nicholls mantém encontros com grupos da sociedade civil, membros do governo e agências da ONU para discutir as oportunidades e desafios no espaço MPS.