A Directora Provincial do Género, Criança e Acção Social (DPGCAS) em Nampula, Albertina Ussene, apelou, recentemente, aos funcionários do sector, a superarem os desafios que se apresentam, o que segundo as suas palavras, passa pelo cumprimento pleno dos objectivos preconizados pelo Plano Económico e Social (PES).

Para a dirigente, este é o requisito para garantir assistência ao grupo populacional vulnerável, com melhor qualidade e humanismo.

Albertina Ussene falava num encontro com os funcionários da DPGCAS, para o balanço das actividades realizadas em 2023 e perspectivas para o 2024.

Deu nota positiva ao desempenho do sector, mesmo reconhecendo prevalecerem desafios por ultrapassar.

E estreita parcerias

No âmbito de estreitamento de parceiras com a DPGCAS, a Directora Provincial do Género, Criança e Acção Social em Nampula recebeu em audiência, representantes do Projecto FTF RESINA, que focaliza as suas actividades no domínio da promoção do género.  

Trata-se de Nathalie Me-Nsope, directora técnica do Género, Juventude e Inclusão Social e Alexi Verbagros, especialista de Juventude e Empreendedorismo da ACDIVOCA, com escritório-sede em Washington DC, que acaba de efectuar uma visita de monitoria a Nampula.

Nathalie Nsope disse que a FTF RESINA tem intervenções que visam reduzir os riscos de ocorrência de Violência Baseada no Género (VBG) e promoção de empoderamento da rapariga e mulher nos distritos de Mogovolas, Lalaua, Mecuburi, Murrupula e Ribawe e está aberto a alinhar as intervenções do projecto às prioridades do Governo.

Refira-se que a parceria tem como objectivo central fazer o alinhamento das prioridades do género e a inclusão social do grupo em situação de vulnerabilidade.