Mais de 100 técnicos de diferentes sectores de actividade e permanentes beneficiaram, recentemente, de uma capacitação sobre o Programa Subsídio Social Básico – componente Subsídio para Criança (PSSB-SC) de 0 a 2 anos em risco de desnutrição crónica, nos distritos de Meconta e Murrupula, na província de Nampula.

Trata-se 20 de técnicos da delegação do Instituto Nacional de Acção Social (INAS, IP) da cidade de Nampula, Repartição dos Assuntos da Mulher e Acção Social (RAMAS) e 87 permanentes que actuam nos distritos de Meconta e Murrupula.

Na sua segunda temporada, a capacitação foi ministrada por técnicos do Ministério do Género, Criança e Acção Social (MGCAS) e do INAS - Órgão Central.

De entre as matérias abordadas no processo destaca-se salvaguardas sociais e ambientais, prevenção da exploração e abuso sexual de menores, gestão de casos, educação nutricional, abordagens sobre os objectivos do PSSB na componente Criança de 0 a 2 anos, de entre outros temas que contribuem para a implementação plena deste programa.

A componente de subsídio da criança é vista como uma mais-valia no âmbito da protecção social, por ajudar a suprir algumas dificuldades pelas quais certas famílias passam no processo de recuperação de crianças mal-nutridas.

No encerramento da capacitação, o delegado do INAS em Nampula, Assane Juma, realçou o papel dos permanentes nas comunidades, seu comprometimento e entrega para causas sociais localmente.

Vincou a necessidade de trabalho em equipa entre os novos e antigos permanentes, alertando sobre a importância de obediência às lideranças locais, comunidades e à estrutura governativa local.