Mais de 500 pessoas, dentre elas crianças, mulheres, pessoas idosas e pessoas com deficiência, em situação de vulnerabilidade, beneficiaram, nesta quinta-feira, 14 de Dezembro, na KATembe, de um almoço de confraternização com Sheila Dimande, esposa do Secretário de Estado na cidade de Maputo, Vicente Joaquim, no âmbito do Natal Solidário.

Sheila Dimande disse na ocasião, que a comemoração do Natal Solidário visa trazer evidências sobre as boas práticas da inclusão e respeito pelas pessoas que precisam de maior atenção e cuidado de todos.

Para além de almoçar, Sheila Dimande ofereceu brindes, procedeu ao corte de bolo e dançou com os presentes.

Por seu turno, a representante das crianças apelou ao Governo e à sociedade em geral a pautar pelo respeito aos direitos das crianças, mulheres, pessoa   idosa e com deficiência, em prol do bem-estar para todos, sublinhando que nenhuma criança ou idoso deve ser chefe de família.

Nos primeiros nove meses de 2023, a cidade de Maputo assistiu 25.230 crianças em situação difícil, 5.305 pessoas idosas, 655 pessoas com deficiência, e capacitou 1.203 mulheres.

Refira-se que o Natal Solidário é uma prática na capital do país, numa iniciativa do Serviço de Assuntos Sociais - Departamento de Género, Criança e Acção Social, em coordenação com os parceiros de cooperação, com o objectivo de proporcionar um dia especial a pessoas em situação de vulnerabilidade.

O evento da KATembe foi abrilhantado por vários grupos culturais locais, destacando-se, igualmente, a actuação dos músicos Rei Delamarque e Tabasil.