O Ministério do Género, Criança e Acção Social (MGCAS) está a capacitar, desde esta terça-feira, 12 de Dezembro, os membros do Conselho Nacional Acção Social (CNAS), sobre Protecção Social, num evento de quatro dias, que decorre na localidade de Ponta de Ouro, distrito de Matutuine, província de Maputo.
O treinamento visa reforçar o conhecimento e as capacidades técnicas, bem como a coordenação entre os membros do CNAS em matérias de Protecção Social.
Falando na sessão de abertura do encontro, o Secretário Permanente do MGCAS, Paulo Beirão, disse que a capacitação se enquadra numa das acções do Governo, de aprimorar os mecanismos de coordenação intersectorial, de modo a assegurar a eficiência e eficácia do sistema de protecção social.
Para Paulo Beirão, o carácter multissectorial e multidisciplinar das acções na área de acção social e de protecção social básica exigem uma intervenção articulada e coordenada ao mais alto nível, para que possa influenciar de forma positiva, uma intervenção global do Governo, no âmbito de assistência social, às pessoas mais carenciadas e vulneráveis.
“Assim, tendo em conta o carácter transversal da acção social e a necessidade de aprimorar a harmonização e acompanhamento das acções desenvolvidas nesta área, o Governo criou o Conselho Nacional de Acção Social”, disse.
O CNAS é um órgão de coordenação e consulta intersectorial, que tem por objectivos impulsionar a implementação de Políticas e Programas aprovados pelo Governo na área da criança, acção social e de segurança social básica e congrega instituições do Governo, sociedade civil, instituições religiosas, para além do sector privado.
O evento conta com apoio da Organização Internacional de Trabalho, OIT.