O Governador da província de Nampula, Manuel Alberto, voltou a expressar solidariedade com as pessoas idosas, com deficiência, doenças crónicas e degenerativas, crianças órfãs chefes de família ou em situação difícil.
Manuel Rodrigues, falava nesta terça-feira, 5 de Dezembro, no distrito de Nacala-Porto, na entrega de meios de compensação para pessoas com deficiência equipamentos informáticos aos Serviços Distritais de Saúde, Mulher e Acção Social (SDSMAS) de Meconta, Ilha de Moçambique, Moma, Mecubúri, Mogovolas, Mogincual, Larde, Lalaua, Mossuril, Nacala-à-Velha, Murrupula, Memba, Rapale, Angoche e Monapo.
O acto seguiu-se ao III Conselho Coordenador da Direcção Provincial do Género, Criança e Acção Social (DPGCAS), que decorreu sob o lema “Promover a Protecção dos Direitos do Grupo Alvo é Garantir a Inclusão Social ”.
O governante endereçou uma saudação especial aos funcionários da DPGCAS e do Instituto Nacional da Acção Social (INAS, IP) e aos parceiros, em particular, pelo empenho na implementação da agenda do Governo, no âmbito da promoção da equidade do género, direitos da criança, protecção e empoderamento das pessoas e grupos populacionais vivendo em situação de vulnerabilidade.
Por outro lado, Manuel Rodrigues destacou a necessidade de educação inclusiva, de modo assegurar a inclusão no processo educativo, de alunos com deficiência e/ou com necessidades educativas especiais, no quadro dos desafios de implementação da Estratégia Nacional de Segurança Social Básica enquadrada no Programa Quinquenal do Governo.
O chefe do Conselho Executivo Provincial de Nampula endereçou uma palavra de apresso às organizações não-governamentais, religiosas, que trabalham em prol do idoso, da criança, mulher e de outras camadas em situação de vulnerabilidade, pela dedicação e contribuição na promoção do bem-estar destes grupos.