A Directora Provincial da Juventude, Emprego e Desporto, Lurdes Machava, em representação da governadora da província de Gaza, apela a todas as forças vivas da sociedade, a colocarem as mulheres e raparigas no centro das atenções.

Lurdes Machava falava há dias, na cidade de Xai-Xai, no âmbito da Campanha dos 16 Dias de Activismo sobre Violência contra Mulheres e Raparigas, que decorre até 10 de Dezembro, sob o lema “Vamos Todos Prevenir a Violência contra Mulheres e Raparigas”, e reconheceu que acabar com o fenómeno exige mais esforço e investimento, liderança e acção.

A governante mostrou se preocupada com a situação da violência na província, pese embora tenha havido uma ligeira redução de casos do fenómeno.

Com efeito, nos primeiros nove meses deste ano a província de Gaza assistiu 636 casos de violência doméstica contra 740 casos de igual período do ano anterior. Dos casos registados, 499 foram contra mulheres 52 contra homens, 43 contra pessoas idosas e 42 casos contra crianças.

Em relação aos crimes contra a liberdade sexual, referiu que no mesmo período, foram assistidos 149 casos contra 137 de igual período do ano passado.

Lurdes Machava apelou aos presentes e à sociedade em geral, para que durante os 16 Dias de Activismo se faça uma reflexão profunda sobre estes males sociais e discussão de estratégias em busca permanente de harmonia social na família e na comunidade.