A Ministra do Género, Criança e Acção Social, Nyeleti Mondlane, renovou o compromisso do Governo com a emancipação da mulher, sublinhando que mulheres e homens possuem direitos e oportunidades iguais e a participação de em vários sectores é fundamental para o desenvolvimento do país e para a construção de uma sociedade igualitária.

Nyeleti Mondlane falava em Maputo, neste sábado, 25 de Novembro, no lançamento da Campanha dos 16 Dias de Activismo Praticada contra Violência contra Mulheres e Raparigas, que decorre até 10 de Dezembro, sob o lema “Vamos Todos Prevenir a Violência Contra Mulheres e Raparigas.

Segundo a governante, com a escolha deste lema, pretende-se apelar a todos a engajarem-se de forma activa na prevenção e combate à Violência Baseada no Género (VBG), para a eliminação deste mal social que afecta e retarda o desenvolvimento da sociedade, em particular das mulheres e raparigas. 

Justificou a escolha da cidade de Maputo para o lançamento da campanha, com o facto de prevalecerem na capital do país, casos de violência, e com a necessidade de levar todas as raparigas de volta à escola.

A Ministra do Género, Criança e Acção Social endereçou uma palavra de reconhecimento às comunidades, instituições e organizações que participam na promoção dos direitos humanos, prevenção e combate à VBG e na assistência às vítimas.

“A Violência doméstica e baseada no género é um fenómeno que afecta milhões de mulheres e raparigas, no mundo. Estas são vítimas de violência física, psicológica, sexual, uniões prematuras, casamentos forçados e o tráfico”, disse Nyeleti Mondlane, sublinhando que a campanha iniciada hoje, a nível internacional, visa sensibilizar e mobilizar os indivíduos, famílias, comunidades e governos para a realização de acções de prevenção e combate à violência contra as mulheres e raparigas, cujas consequências são prejudiciais nas suas vidas e no desenvolvimento económico, social, político, e cultural dos países, constituindo, por outro lado, um dos factores determinantes para o abandono e absentismo escolar.

De Janeiro a Setembro deste ano foram registados no país, 14.308 casos de violência, sendo 10.055 criminais, 3.386 cíveis e 867 de outra natureza. Dos casos globais registados pelos Gabinetes e Secções de Atendimento à Família e Menores Vítimas de Violência, afiguraram-se como vítimas, 7.555 mulheres, 1.416 homens, 4.807 crianças e 530 idosos.

“Apesar da ligeira redução dos casos, estes dados demostram que a violência continua a fazer vítimas, é um mal que deve ser combatido, com o envolvimento das forças vivas, desde a família, como célula base da sociedade e comunidades, pois, compromete os esforços do Governo, de Parceiros e outros actores na criação de condições para o bem-estar das mulheres e raparigas e de toda a população moçambicana”, disse Nyeleti Mondlane.