Pontos focais em mecanismo de queixas e reclamações e colaboradores do Instituto Nacional de Acção Social (INAS, IP), na província do Niassa, beneficiaram, nesta quarta-feira, 22 de Novembro, de capacitação, no distrito de Mandimba. 

Falando na abertura do evento, Ilda Amélia Inácio, Directora Provincial do Género, Criança e Acção Social (PGCAS) no Niassa, apelou aos participantes a aproveitarem a iniciativa para aprofundarem os seus conhecimentos sobre os temas abordados.

Durante o evento, foram apresentados e debatidos documentos sobre os programas implementados pelo INAS, em particular os programas Acção Social Produtiva e Subsídio Social Básico para Criança e Mecanismo de Queixa e Reclamações.

Participaram na capacitação, pontos focais e técnicos dos distritos de Lichinga, Mandimba, Mecanhelas e Marrupa, beneficiários do Projecto Investir no Desenvolvimento Inclusivo do Capital Humano no Norte de Moçambique.

Ilda Inácio explicou que o projecto tem como objectivo promover o desenvolvimento e bem-estar dos indivíduos, capacitando-os com habilidades, conhecimentos e competências para a construção de uma sociedade mais resiliente, reduzindo vulnerabilidades e fortalecendo a capacidade das pessoas de enfrentar desafios sociais e económicos.

Sublinhou que o Governo investe no capital humano, através de educação, treinamento e acesso a oportunidades, para garantir melhorar a empregabilidade, qualidade de vida e a inclusão social, beneficiando, deste modo, o conjunto da sociedade.