O Serviço Provincial de Assuntos Sociais (SPAS) na Zambézia está a capacitar enfermeiros de Saúde Materna Infantil (SMI), permanentes e técnicos do Instituto Nacional de Acção Social (INAS, IP) em matéria de gestão de caso para crianças dos 0-2 anos, no distrito de Morrumbala.

A capacitação surge no âmbito do Programa de Subsídio Social Básico (PSSB) para este grupo-alvo e decorre entre 13 de Novembro corrente e 2 de Dezembro, abrangendo igualmente matronas e líderes comunitários.

A avaliação da desnutrição crónica em crianças coloca ao distrito de Morrumbala, o desafio de atender e corrigir cinco mil casos de risco na saúde da criança. 

Com o desafio da nova abordagem no Programa de Subsídio Social Básico (PSSB), o SPAS capacita os intervenientes no programa em duas fases, com a primeira a abranger enfermeiros da SMI e a segunda os permanentes da comunidade.

Fazem parte da capacitação 40 enfermeiros da SMI dos Centros de Saúde de Muleia, Cumbaco, Borroma, Balicholo, Djasse, Pinda, Sabe, Gorro, Chire, Fábrica, Chilomo, Mecaula, Muadiua, todos do Serviço Distrital de Saúde, Mulher e Acção Social de Morrumbala, três técnicos do INAS Central e seis da delegação de Quelimane.