Mil beneficiários do Programa Acção Social Produtiva (PASP) no distrito de Nipepe, província de Niassa, receberam recentemente, material de trabalho providenciado pelo Instituto Nacional de Acção Social (INAS, IP), delegação de Marrupa.
A entrega formal do equipamento foi feita por Sérgio Agostinho Igua, administrador do distrito de Nipepe, no Posto Administrativo de Nipepe-Sede, tendo congratulado o Governo central pelos esforços para a implementação dos programas de Protecção Social, para minimizar a situação de pobreza e vulnerabilidade das populações, em particular os beneficiários directos.
O material entregue vai reforçar os meios de trabalho em poder dos beneficiários e dinamizar a execução das actividades.
O Chefe do Executivo de Nipepe referiu que os materiais recebidos representam um grande investimento do Governo e parceiros, e deve ser valorizado e usado da melhor forma.
Igualmente, apelou aos beneficiários a abraçarem com responsabilidade o programa, permitindo que o INAS e os parceiros continuem apostando em mais programas de protecção social para o distrito, por forma a minimizar a situação de pobreza e vulnerabilidade.
Entre outras actividades, o PASP, em Nipepe, cobre o saneamento do meio, manutenção das vias de acesso, melhoramento da dieta através da prática da horticultura, tornando os serviços mais acessíveis e próximos da população.
Por sua vez, Cristina Eusébio, beneficiária do povoado de Tiqueliua, falando em representação dos seus colegas, agradeceu ao Governo e parceiros pela inclusão do seu povoado para se beneficiar do PASP, ajudando as famílias locais mais vulneráveis com capacidade para o trabalho.
Garantiu aos presentes o bom uso e conservação do material em sua posse, “visto que é com o mesmo que vai melhorar as suas vidas e dos demais residentes no distrito”, disse.
O evento foi testemunhado por Moisés Vulanda Razão, delegado do INAS em Marrupa, técnicos da instituição, membros do governo distrital de Nipepe, chefe do Posto Administrativo, régulos, ndunas, influentes, pontos focais do PASP no distrito, líderes comunitários e a população local.
Refira-se que o PASP no distrito de Nipepe, conta com um total de 1000 beneficiários, dos quais 480 mulheres, desenvolvem as actividades desde Julho passado.