O Secretário Permanente do Ministério do Género, Criança e Acção Social, Paulo Beirão, disse nesta segunda-feira, 13 de Novembro, que o MGCAS está a investir na profissionalização dos seus quadros por forma a responderem cabalmente aos desafios que se impõem na implementação das linhas estratégicas e planos do sector, no âmbito do desenvolvimento institucional.
Paulo Beirão falava na abertura da III Reunião Nacional de Recursos Humanos do MGCAS, que decorre até sexta-feira, na província de Maputo, e destacou a importância do capital humano para o cumprimento dos objectivos do Governo. “É fundamental e indispensável garantir o profissionalismo dos funcionários, assegurando bom enquadramento, desenvolvimento e motivação, criando-se sempre condições para a sua retenção e condições e reforma condigna", disse.
O Secretário Permanente do MGCAS sublinhou igualmente a importância da capacitação em Gestão e Liderança e actualização dos conhecimentos para a melhoria do desempenho da área de recursos humanos, destacando os avanços registados a nível do sector. "Fruto dos esforços do sector, junto com parceiro de cooperação, de 2012 a 2022, contamos com 371 profissionais da área específica graduados a nível nacional, dos quais 213 (57.4%), são mulheres", frisou.
Apelou para uma reflexão profunda, aberta e franca por parte dos participantes, para que os objectivos do encontro sejam alcançados.
O encontro tem como objectivos reflectir sobre a situação de recursos humanos do Sector do Género, Criança e Acção Social, avaliar o grau de implementação das políticas, estratégias e normas a todos os níveis, desempenho da área, ponto de situação do enquadramento na Tabela Única Salarial (TSU), harmonização dos procedimentos de gestão de recursos humanos e partilhar das boas práticas e experiências.
Participam no evento, cerca de gestores dos Recursos Humanos do MGCAS, dos Serviços Provinciais de Assuntos Sociais (SPAS), das Direcções Provinciais do Género, Criança e Acção Social (DPGCAS) e do Instituto Nacional de Acção Social (INAS, IP).