A Directora Provincial do Género, Criança e Acção Social em Gaza (DPGCAS), Rosana Lídia Abel Muataco, em representação da Governadora Provincial, Margarida Sebastião Mapandzene Chongo, procedeu, nesta quarta-feira, 8 de Novembro, na cidade de Xai-Xai, ao lançamento do projecto denominado “Líderes Comunitários São Aliados em Movimento Solidário Pela Igualdade de Género e Direitos da Mulher para Acabar com Uniões Prematuras em Moçambique”.

 

O projecto destina-se a catalisar e fortalecer as intervenções a nível comunitário para pôr fim a uma das violações mais generalizadas dos direitos humanos no mundo.

Com efeito, espera-se que a iniciativa fortaleça e capacite os líderes comunitários para se envolverem eficazmente na prevenção e no combate à violência contra mulheres e raparigas, promoção de normas sociais, atitudes e comportamentos equitativos de género, garantindo que as vítimas sejam encaminhadas para os serviços essenciais e de qualidade existentes, bem como reforçar as ligações e a coordenação com organizações da sociedade civil que trabalham para a mudança.

“O projecto visa reforçar a importância do envolvimento dos líderes comunitários em acções de prevenção e combate à violência contra mulheres e raparigas, práticas nocivas e uniões prematuras, por isso apelamos maior responsabilidade e compromisso durante a implementação”, disse Rosana Muataco.

Partilhou com os presentes as acções realizadas no âmbito da erradicação das uniões prematuras. “Com o intuito de erradicar este mal, o Governo tem realizado várias acções de sensibilização e consciencialização das comunidades, e como resultado, temos reunificadas, até aos primeiros nove meses do presente ano, 61 raparigas que foram reintegradas nas famílias próprias”, sublinhou.

Refira-se que o projecto irá operar nos distritos de Xai-Xai, Chongoene, Limpopo, Mandlakazi e Chicualacuala, com enfoque no envolvimento dos comunitários, servindo-se da recente experiência passada no âmbito dos quatro anos da implementação da Iniciativa Spotlight, por um período de oito meses, com financiamento da ONU Mulheres através da Agência de Cooperação para o Desenvolvimento Catalã.

Participaram no evento os administradores dos distritos seleccionados, o Embaixador da Espanha, o Representante do Governo da Catalunha, Representante da ONU Mulheres, representantes de organizações da sociedade civil, lideranças comunitárias dos distritos e parceiros de implementação.