Uma delegação moçambicana constituída por quadros do Ministério do Género, Criança e Acção Social (MGCAS) participou, nos dias 6 e 7 de Novembro corrente, em Luanda, capital angolana, na III Conferência Nacional de Protecção Social, onde partilhou a experiência sobre programas de assistência social.  

Na conferência, a delegação constituída por Eufémia Amela, Directora Nacional Adjunta de Acção Social, e Estevão Mondlane, Director Geral Adjunto do Instituto Nacional de Acção Social (INAS, IP), partilhou a Estratégia Nacional de Segurança Social Básica (2016-2024) que implementa os programas de Protecção Social Básica no País.

“A nossa participação foi oportuna, pois tivemos a oportunidade de partilhar a nossa experiência sobre programas de assistência social básica e aprender de Angola e Brasil no que tange à implementação de políticas de protecção social nos municípios”, disse Eufémia Amela.

Por sua vez, Angola fez o balanço das recomendações da II Conferência e avaliou os resultados da implementação da Política de Acção Social, bem como temas sobre a implementação do programa “Kuenda”, referente à implementação de transferências monetárias de subsídio social para crianças dos zero aos 5 anos, entre outros.

A sessão de abertura do encontro, que decorreu sob o lema “Reforcemos a Intervenção da Acção Social Visando a Melhoria da Qualidade de Vida dos Cidadãos” foi presidida pela Ministra de Acção Social, Família e Promoção da Mulher de Angola, Ana Paula Sarmento Neto e contou igualmente, com a participação do Brasil que apresentou o Cadastro Único do País lusófono.

Participaram no evento, representantes de instituições governamentais angolanas como Secretário-Geral da Acção Social, Lúcio do Amaral, directores nacionais, governador e vice-governadores provinciais, presidentes de município, administradores distritais, organizações da sociedade civil e parceiros de cooperação.