Moçambique participou de 17 a 19 de Outubro corrente, na Cidade de Phnom Penh, em Camboja, na Terceira Conferência Global sobre Assistência e Direitos das Vítimas de Minas Anti-pessoal e outros engenhos explosivos no contexto dos Direitos Humanos. No evento, o país integrou num painel onde partilhou a sua experiência sobre a empregabilidade das vítimas de minas e pessoas com deficiência.
Segundo Eufémia Amela, Directora Nacional Adjunta da Acção Social, que representou o país, juntamente com Luís Wamusse, da Donakati, uma associação de sobreviventes de minas e outros engenhos remanescentes de guerra, a participação de Moçambique foi positiva.
“A nossa participação foi uma oportunidade para fortalecer as acções desenvolvidas pelos países em prol das vítimas de minas, pessoas com deficiência ao nível dos Estados Parte, num contexto em que alguns países se ressentem dos efeitos de conflitos que continuam a causar vítimas”, sublinhou Amela, do Ministério do Género, Criança e Acção Social (MGCAS).
A conferência teve como foco principal apelar aos Estados parte para prestarem maior atenção à assistência, em particular aos cuidados de reabilitação, apoio psicossocial, incluindo a reintegração social e económica das vítimas das minas, que se traduz numa abordagem baseada nos direitos humanos.
“Compreendeu vários painéis e sessões paralelas com temas como: A Implementação da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência – CDPD e outros sobre aspectos ligados à saúde, educação, emprego, desenvolvimento e redução pobreza, olhando para os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável”, disse Amela descrevendo que o destaque foi a apresentação de testemunhos de alguns sobreviventes de minas de diferentes países, como Angola, Guine Bissau, Tailândia.
Participaram na conferência diferentes segmentos, representantes de Estados-parte da Convenção, de governos e organizações da sociedade civil e a mesma decorreu no âmbito da Convenção sobre a Proibição do Uso, Produção, Armazenamento e Transferência de Minas Antipessoal e sobre a sua Destruição.(x)