A Ministra do Género, Criança e Acção Social, Nyeleti Mondlane, exorta as crianças e jovens a pautarem por uma cidadania nobre e compreenderem o significado de ser moçambicano.

A governante sublinha a necessidade de as crianças e jovens protegerem-se dos males que afectam este grupo social e viverem por princípios nobres, destacando, igualmente, a defesa da pátria.

Nyeleti Mondlane falava a jornalistas, nesta quarta-feira, à margem da cerimónia de deposição de coroa de flores no monumento aos heróis moçambicanos, por ocasião do 25 de Outubro, Dia da Continuadores, que este ano coincide com a passagem de 38 anos da criação desta organização.

Segundo a Ministra, os jovens estão a viver um momento perturbado “principalmente pelas condições de agressão que sofremos no nosso país, urge e torna-se cada vez mais necessário que a nossa juventude, principalmente as nossas flores que nunca murcham (crianças) tenham a oportunidade de viver e compreender o que almejar no nosso país”, disse.

Para a Ministra do Género, Criança e Acção Social, “a nossa Unidade Nacional é sagrada, sabemos que devemos cada vez mais inculcar nos nossos jovens a necessidade de estarmos unidos e pautarmos por um Moçambique próspero”.

Nyeleti Mondlane observou que a explosão demográfica no país, onde os jovens e as crianças representam a maioria da população, impõe a necessidade de reforçar a garantia de educação de qualidade e defesa das noções de cidadania.