O Instituto Nacional de Acção Social (INAS, IP), Delegação de Vilankulo, em parceria com o Conselho Municipal desta cidade, na província de Inhambane, vai implementar, a partir deste ano, o Programa Acção Social Produtiva (PASP), envolvendo 150 beneficiários de diversos bairros da urbe.
O acto de lançamento do programa teve lugar nesta terça-feira, 17 de Outubro, e foi dirigido pelo Presidente do Conselho Municipal da Cidade de Vilankulo, William Tunzine, no bairro 7 de Setembro.
Na sua intervenção, Tunzine disse que o PASP visa prestar assistência social e económica a munícipes com capacidade para o trabalho, mas vivendo em situação de extrema pobreza, através da sua participação em trabalhos de interesse público ou comunitário.
Citou acções como saneamento do meio, melhoramento de vias de acesso, poda de árvores, criação de viveiros com plantas para combate à erosão, bem como actividades de geração de rendimento, entre outras, que garantam a sua autonomia sócia económica.
O edil de Vilankulo indicou igualmente, que a iniciativa visa reduzir o nível de vulnerabilidade económica das famílias beneficiárias. “Estamos engajados na redução da pobreza dos munícipes da nossa cidade de Vilankulo, para tal o nosso foco tem a ver com a implementação de estratégias para a melhoria da vida dos cidadãos, daí que estamos hoje a fazer o lançamento do PASP, aqui neste bairro que vai envolver 150 beneficiários (dos quais 135 mulheres) durante três anos”, disse.
Refira-se que este número faz parte dos 800 beneficiários (538 mulheres) anteriormente divulgados no povoado de Mungoze–2, no passado dia 12 de Outubro.
Por seu turno, a Secretária Permanente do Governo do Distrito de Vilankulo, Haquima Mafuiane, que testemunhou o lançamento do programa, disse que o PASP se enquadra nas estratégias do governo visando apoiar as famílias sem fonte de renda.
“Estamos satisfeitos com a implementação deste programa aqui na cidade de Vilankulo, pois vai aliviar o sofrimento das famílias sem fonte de renda, que viviam em extrema pobreza. Este tipo de acção é uma das estratégias do governo moçambicano que tem a ver com a melhoria das condições de vida das populações”, explicou Haquima Bernardo.
Na mesma ocasião, António Machava, delegado do INAS em Vilankulo, disse na sua intervenção, que o PASP vinha sendo implementado apenas nos distritos de Mabote, Inhassoro e Govuro, chegando agora ao distrito de Vilankulo, em particular ao Município, “onde hoje estamos a testemunhar o seu lançamento”. Apelou aos beneficiários a trabalharem por forma a garantirem a permanência no programa até a sua graduação.
Sara Zivane, uma das beneficiárias do PASP, disse ser com grande satisfação que faz parte dos demais beneficiários, pois com a implementação do programa, segundo as suas palavras, vai mudar significativamente a sua condição de vida.
“Estou satisfeita por fazer parte deste programa, porque vai permitir mudança da minha vida, pois não tinha nenhuma ocupação que me desse renda para aliviar o sofrimento. Com o valor a receber no PASP, irei comprar comida para os meus filhos, para além de custear as despesas”, disse Sara Zivane.