O Instituto Nacional da Acção Social, Instituto Público (INAS, IP) procedeu nesta terça-feira, 17 de Outubro, à entrega de meios de compensação a 29 benefícios no distrito de Panda, província de Inhambane.
O acto está enquadrado nas celebrações do Dia Internacional da Luta contra a Pobreza que hoje se assinala, e foi dirigido por Flávia Chadreque, directora do Serviço Distrital de Actividades Económicas em representação do administrador do distrito de Panda, tendo sido testemunhado por Samuel Júnior, Director Provincial de Assuntos Sociais (SPAS) em Inhambane, membros do governo do distrito, delegado e técnicos do INAS e dos Serviços Distritais da Saúde, Mulher e Acção Social, entre outros.
Samuel Júnior disse a data representa uma oportunidade para reconhecer o esforço e a luta das pessoas que vivem em situação de pobreza, e uma ocasião para ouvir os seus problemas e junto do Governo encontrar-se formas para a sua erradicação.
Esclareceu ainda que a entrega de meios de compensação aos beneficiários em Panda é uma forma de garantir que as pessoas com deficiência consigam locomoverem-se com facilidade.
Acrescentou que para o presente ano foram planificados 40 meios de compensação para o distrito, sendo que os restantes serão canalizados oportunamente.
Por outro lado, Samuel Júnior referiu que para além do apoio em meios de compensação, o INAS através do Programa Apoio Social Directo (PASD), assiste famílias vivendo em situação de pobreza e crianças em situação difícil, através de cabaz alimentar e outros serviços em todos os distritos da província.
Por sua vez, Flávia Chadreque, representante do administrador do distrital, agradeceu ao INAS e SPAS por ter escolhido o distrito de Panda para as celebrações da efeméride e apelou aos beneficiários para fazerem o uso adequado dos meios com vista a garantir a sua durabilidade.