O Instituto Nacional de Acção Social (INAS, IP) delegação de Vilankulo, lançou nesta quinta-feira, 12 de Outubro, o Programa Acção Social Produtiva (PASP), componente de trabalhos públicos, no povoado de Mungonze-2, distrito de Vilankulo, província de Inhambane.  

A acção vai abranger um total de 800 beneficiários, dos quais 538 mulheres.

A cerimónia foi orientada por Silvestre Eusébio Romano, director do Serviço Distrital de Saúde, Mulher e Acção Social em representação do administrador do distrito de Vilankulo, Edmundo Galiza Matos Júnior.

Testemunharam o evento, membros do governo distrital, líderes comunitários e membros da comunidade local.

Refira-se que o PASP abrange agregados familiares com pelo menos um elemento com capacidade para o trabalho, enfrentando, entretanto, altos níveis de vulnerabilidade, que são envolvidos em trabalhos públicos em troca de transferências sociais monetárias que lhes permitam estabilizar o seu rendimento e consumo.

Numa fase posterior, são encorajados a envolverem-se em iniciativas de geração de rendimentos através de um conjunto de acções enquadradas num processo de preparação social para a graduação.

A prioridade são os agregados chefiados por mulheres, pessoas com deficiências e com crianças com problemas de desnutrição.