O Instituto Nacional de Acção Social (INAS, IP) delegação de Inhambane, província de Inhambane, procedeu nesta terça-feira, 10 de Outubro, ao lançamento do Programa Acção Social Produtiva (PASP) no distrito de Inharrime, abrangendo 480 agregados familiares.

A cerimónia teve lugar na localidade de Nhanombe, Posto Administrativo de Inharrime-sede e foi dirigida por Elsa Maria da Conceição Tomo, administradora do distrito de Inharrime e contou com a participação de membros do Governo do Distrito, delegado e técnicos do INAS.

Isac Mucavel, delegado do INAS, esclareceu que o PASP é um programa do governo implementado pelo INAS a nível nacional, que toma como alvo de intervenção agregados familiares com pelo menos um elemento com capacidade para o trabalho, enfrentando altos níveis de vulnerabilidade.

Frisou que o objectivo central do programa se enquadra num dos pilares fundamentais do governo, o combate à pobreza, acrescentando que o PASP prioriza agregados chefiados por mulheres, pessoas com deficiência e com crianças com problemas de desnutrição, localizados nas zonas urbanas e rurais.

Por sua vez, Elsa Tomo, administradora do distrito de Inharrime, congratulou o INAS pela inclusão do distrito no plano de implementação do Programa Acção Social Produtiva, programa.

Fez saber que a nível do distrito, serão integrados no PASP 480 agregados familiares, dos quais 244 chefiadas por mulheres, distribuídos por 31 grupos ou subprojectos já aprovados, que vão actuar nas respectivas localidades.

“As actividades são para o vosso próprio benefício por isso, o sucesso das actividades em que estarão envolvidos dependerá da vossa entrega, dedicação e respeito pelas regras do programa e de convivência em grupo. Para o efeito, o chefe do grupo deve ser respeitado para que possa coordenar as actividades diárias onde se inclui a marcação de presenças e o controlo das compensações de faltas. A vossa força residirá apenas na vossa união”, frisou Elsa Tomo.

Na mesma cerimónia foi formalizada a entrega de equipamento e materiais do trabalho a todos os grupos, que igualmente receberam instruções sobre os procedimentos nas actividades no âmbito do PASP.