Instituições subordinadas ao Ministério do Género, Criança e Acção Social, na província de Gaza, promoveram recentemente uma reflexão sobre a situação do idoso, no âmbito das celebrações de 1 de Outubro.

Trata-se do Instituto Nacional de Acção Social (INAS, IP) delegação de Xai-Xai e da Direcção Provincial do Género, Criança e Acção Social (DPGCAS), que juntaram à mesma mesa 38 idosos, para celebrar a efeméride.

Participaram técnicos da DPGCAS, Serviço Distrital de Saúde, Mulher e Acção Social (SDSMAS), e membros das agremiações da pessoa idosa, nomeadamente Associação Mbongane, Associação ASIC e Associação Tchongotelo, que reflectiram sobre os problemas que apoquentam este grupo e bem como possíveis soluções.

No debate, foram trazidos à reflexão velhos problemas, dos quais se destaca acusações de feitiçaria, que muitas vezes culminam em assassinatos. Outro problema que tira sono aos idosos prende-se com a degradação de valores morais na sociedade, exemplificando-se com indumentária indecente exibida por algumas mulheres, em particular jovens.

Jerónimo Nhabete, chefe do Departamento da Criança, em representação da Directora Provincial do Género Criança e Acção Social em Gaza, Rosana Lídia Abel Muataco, disse que um dos mecanismos para minimizar o problema de difícil condição material de muitos idosos, é a consciencialização das famílias/pessoas, que têm o dever de assistir à pessoa da terceira idade, em cumprimento das suas obrigações com este grupo social, que no seu tempo prestou a devida assistência.

"Erradamente se tem o princípio de que a pessoa idosa quando é abandonada pelo filho, pela família, esta preocupação só pode ser resolvida através de um programa de assistência institucional; este pensamento não está correcto, pois o ideal é garantir que os filhos, os familiares desta pessoa idosa cumpram com os seus deveres de assistência à essa pessoa idosa“, disse.

Os idosos foram brindados com kits de produtos alimentares compostos por açúcar, óleo, feijão, farinha de milho e sal e houve também entrega de meios de compensação a quatro idosos, dentre os quais se destaca duas cadeiras de rodas, um par de muletas e uma bengala branca.