A província de Inhambane escolheu o distrito do mesmo nome para as celebrações do Dia Internacional da Pessoa Idosa, com as cerimónias na serem encabeçadas pela esposa do Secretário de Estado, Lígia Macamo, que na sua intervenção, começou por manifestar gratidão e admiração pela contribuição que os idosos deram e continuam a dar para a promoção do bem-estar das suas famílias e o desenvolvimento do país no geral e do distrito em particular.
Por outro lado, congratulou as organizações comunitárias, da sociedade civil e filantrópicas e instituições governamentais que trabalham em várias frentes para promover e defender os direitos da pessoa idosa.
Para Lígia Macamo, respeitar a pessoa idosa é reconhecer que os jovens de hoje serão os idosos de amanhã, porque envelhecer é inevitável. “Para além do amor que nos proporcionam, as pessoas idosas são o ponto de equilibro, união e pilares das famílias, porque ajudam a moldar a nossa identidade, comportamentos e aspirações através dos valores e conhecimentos que nos transmitem, disse, qualificando o grupo de bibliotecas e riqueza da sociedade.
“Para as famílias, as comunidades, organizações de caridade e da sociedade civil bem como as instituições governamentais que trabalham na protecção e cuidados das pessoas idosas, endereço uma palavra de apreço pela esperança e alegria que estão a proporcionar ao idoso, muitas vezes no meio de inúmeros desafios”, frisou.
A esposa do Secretária de Estado em Inhambane exortou as forças vivas da sociedade, em particular os jovens, a darem o seu contributo na promoção e protecção dos direitos da pessoa idosa. “Devemos continuar a fazer a nossa parte, adoptando planos e políticas sociais que permitam um envelhecimento saudável e em condições condignas, implementando acções concretas para proteger e apoiar a pessoa idosa”, apelou.
Destacou que o Governo tem estado a realizar acções diversas que visam a protecção e inclusão sócio-económica da Pessoa Idosa, com destaque para as acções de implementação da Política de Previdência Social e do Sistema de Segurança Social Básico.
“Apesar do esforço que tem vindo a ser feito pelas diferentes instituições preocupam-nos sobremaneira, os diferentes casos e fenómenos reportados de discriminação, violência física, psíquica, negligência e abandono pela família, em suma, a exclusão social contra a pessoa idosa que acontece dentro das suas famílias e na sociedade, em geral”, lamentou, exemplificando que a pessoa idosa é muitas vezes rejeitada e forçada a viver fora do seu lar, longe de seus parentes e amigos, por acusações de feitiçaria e outras práticas nocivas a este grupo.
A violência contra a pessoa idosa apresenta-se não somente com agressão física e abandono familiar, mas em múltiplas formas, onde se destaca a negligência, a exclusão social, a violação e privação de seus direitos.
Para garantir que os direitos sociais da população idosa sejam devidamente respeitados impõe-se eliminar todas as formas de abandono e discriminação, estimulando o respeito bem como a importância da sua integridade social.
Em Inhambane, as celebrações do Dia Mundial do Idoso compreenderam, entre outras actividades, uma palestra sobre os direitos da pessoa idosa e oferta de kits alimentares e almoços a 204 idosos, que vivem no Centro Aberto de Inhambane.