O Instituto Nacional de Acção Social (INAS, IP) assistiu durante o primeiro semestre deste ano, através do Programa Subsídio Social Básico, 11.730 idosos em todos os distritos municipais da cidade de Maputo.

A informação foi revelada ontem, 1 de Outubro, à margem das celebrações do Dia Mundial do Idoso, orientadas pelo Secretário de Estado na Cidade de Maputo, Vicente Joaquim, que apelou a todos a respeitarem os direitos da pessoa da terceira idade.  

Vicente Joaquim sublinhou ser dever de todos respeitar e promover os direitos da pessoa idosa, visando a sua valorização, participação e integração nos processos de desenvolvimento do país.

"Exortamos a todos os citadinos de Maputo a assumirem uma atitude de respeito à pessoa idosa, fonte de sabedoria e inspiração, assegurando-lhe o gozo dos seus direitos em casa, nos transportes nas instituições públicas e privadas, entre outros locais”, afirmou.

O governante reiterou o compromisso do Governo, de se juntamente com as famílias, prosseguir esforços para a valorização e respeito dos direitos da pessoa idosa, chamando à responsabilidade das famílias e dos jovens em particular, como centro das atenções para assegurar a promoção e protecção dos direitos deste grupo.

Por seu turno, os idosos, representados pela Presidente do Fórum da 3ª Idade, Maria Cossa, agradeceram o Governo pelo apoio social básico ao grupo e apelaram a todas as forças vivas da sociedade a protegerem este grupo, pois “estes são as bibliotecas vivas da sociedade”, disse.