A Directora Provincial do Género, Criança e Acção Social no Niassa, Ilda Amélia Inácio, dirigiu nesta sexta-feira, 29 de Setembro, em representação da Governadora Elina Judite Massegele, no distrito de Mandimba, as celebrações do Dia Mundial de Contracepção, sob o lema “O Planeamento Familiar é um Direito Humano”.
Ilda Inácio congratulou os jovens, adolescentes e crianças da Província do Niassa, que no meio de várias adversidades encontram soluções para vários desafios em busca de uma vida saudável.
Destacou, igualmente as políticas que defendem os direitos das crianças, a protecção da família e da sociedade rumo ao desenvolvimento integral através de acesso universal aos cuidados primários de saúde, contribuindo para o bem-estar da população.
As comemorações do Dia Mundial de Contracepção visa aumentar a demanda de oferta dos serviços de planeamento familiar e de contracepção moderna, “porque a aceitação dos métodos de contracepção pelas raparigas, mulheres, rapazes e homens continua a ser um desafio, o que aumenta gravidezes indesejadas, retardando o desenvolvimento da mulher, em especial das raparigas e seus pais”, disse.
Por outro lado, Ilda Inácio exortou a população, em particular jovens e adolescentes, a aderirem aos métodos de contracepção disponíveis em todas unidades sanitárias, no sentido de evitar a propagação de doenças sexualmente transmissíveis e a gravidez precoce.