A Primeira-dama de Moçambique, foi galardoada ontem, 18 de Setembro, nos Estados Unidos da América, em reconhecimento do seu trabalho em prol do progresso do país, particularmente na promoção e defesa dos direitos da rapariga, inspirando homens e mulheres do mundo inteiro.

A premiação, segundo disse, testemunha o quão importante é a agenda sobre a igualdade e equidade de género, educação da rapariga, prevenção e combate à violência baseada no género e às uniões prematuras no país.

 “Tomamos esta preciosa oportunidade para exprimir o nosso profundo agradecimento e reconhecimento a Dream Up (DUSUS) por esta premiação, que tanto nos distingue como uma nação que advoga e promove a equidade do género, dando particular enfoque à luta contra os casamentos prematuros da rapariga”, sublinhou Isaura Nyusi, reafirmando plena consciência de que esta premiação denota um compromisso e responsabilidade acrescidos para continuar a fazer mais e melhor, em defesa da rapariga. Esta é a segunda distinção que recebe da DUSUSU, a primeira foi em Março de 2018, em Maputo.

Lembrou, entretanto, que o Governo aprovou políticas, leis, estratégias e planos que orientam mulheres e homens, raparigas e rapazes a terem as mesmas oportunidades e gozarem dos mesmos direitos e deveres, na vida política, económica, social e cultural, ampliando, assim, a protecção e segurança jurídica do estatuto da mulher.

Em 2018, o país aprovou uma reforma educacional que, por um lado, estende a escolaridade obrigatória até à 9ª classe e, por outro, remove a barreira que impedia que raparigas grávidas estudassem no curso diurno.

“Ainda na área de educação, registam-se avanços resultado do investimento que fizemos no aumento do acesso e retenção das crianças na escola, especialmente as raparigas, no ensino básico. A taxa de analfabetismo reduziu de 50 por cento, 2m 2007, para 39, em 2022. Actualmente, metade das mulheres em Moçambique é alfabetizada. Neste processo, importa destacar os esforços desenvolvidos pelo nosso Gabinete na advocacia, sensibilização e mobilização de recursos para a alfabetização”, salientou.

Na ocasião, Isaura Nyusi destacou investimentos na educação, através do Programa Nacional Mozlearning, que inclui intervenções específicas para manter as raparigas na escola e a melhoria da infra-estrutura de água e saneamento nas escolas, expansão dos programas de educação sexual e reprodutiva e prevenção da violência baseada no género nas escolas.

No domínio da saúde, referiu-se à vacina contra a papiloma, vírus humano (HPV) incluída no programa alargado de vacinação e introduzida nas escolas a fim de imunizar as raparigas e sensibilizar os professores, alunos e suas famílias para a prevenção e combate do cancro do colo do útero.

Entretanto, no que concerne aos programas de atendimento às vítimas de Violência Baseada no Género, Isaura Nyusi referiu que o país possui 26 centros e com 25 gabinetes de atendimento à família e menores vítimas de violência, em todas as capitais provinciais.

A Primeira-dama espera que esta condecoração sirva também de lição para as gerações vindouras, para continuarem a acreditar que com o trabalho e a participação de todos, é possível criarmos um mundo melhor.