O sector do Género, Criança e Acção Social, na província do Niassa, integrou, de Janeiro a Agosto passados, cerca de 52 mil pessoas no Programa Subsídio Social Básico (PSSB), que visa reduzir a pobreza e vulnerabilidade das famílias através de transferências monetárias mensais.

Segundo Ilda Inácio, Directora Provincial do Género, Criança e Acção e Social no Niassa, em igual período do ano passado foram assistidas 40 mil pessoas, totalizando, neste momento, um universo de 92.611 beneficiários.

Fazem parte dos elegíveis, pessoas com deficiência e sem capacidade para o trabalho, que sofrem de doenças crónicas degenerativas e permanentes, os acamados, crianças com idade não superior aos dois anos e órfãos chefes de família com capacidade para gerir dinheiro.

O PSSB integra um número significativo de beneficiários comparativamente aos restantes apoios providenciados pelo sector, que está empenhado em identificar mais famílias que vivem em situação de pobreza e vulnerabilidade. 

Ilda Inácio fez saber que a instituição presta outras formas de assistência social a pessoas carenciadas, designadamente o Programa de Apoio Social Directo (PASD), focado para pessoas com incapacidade temporária para o trabalho, infectados pelo HIV/SIDA e em tratamento antirretroviral e crianças em situação difícil, com um universo de 4.855 beneficiários, maioritariamente do sexo feminino.

O Programa de Atendimento em Unidades Sociais (PAUS) virado para pessoas desamparadas ou vítimas da materialização dos riscos no ambiente familiar ou comunitário assiste neste momento 617 beneficiários, de uma meta de 960 para o corrente ano.

Também está sob alçada do Instituto Nacional de Acção Social (INAS, IP) o Programa Acção Social Produtiva (PASP), que beneficia 8.157 pessoas, tendo em vista criar oportunidades de auto-sustento para indivíduos em situação de vulnerabilidade, mas com capacidade para desenvolver trabalho público, com uso de mão-de-obra intensiva e integração em actividades de apoio a iniciativas de geração de renda.

Ilda Inácio considera de positivo o grau de implementação das actividades do sector que dirige visando prestar assistência aos grupos vulneráveis na província e garante que vai continuar focado na prevenção do abuso a pessoas idosas e crianças em situação de vulnerabilidade.

De realçar que o sector do Género, Criança e Acção Social no Niassa esteve reunido, recentemente, na vila municipal de Metegnaula, distrito do Lago, no II Conselho coordenador Provincial, sob o lema “Pela Igualdade de Género e Bem-estar Social”.

Durante dois dias, os participantes debateram, entre outros aspectos, estratégias para melhorar para melhorar a assistência social aos grupos vulneráveis na província.