O Serviço de Assunto Social da Cidade de Maputo capacitou, em matéria de língua de sinais, no primeiro semestre do presente ano, cerca de 62 técnicos, dos quais 39 do sexo feminino, na Escola de Educação Especial n° 1, onde decorre, igualmente, outra capacitação do segundo grupo, composto por 23 pessoas, das quais 19 do sexo masculino, com a duração de três meses.

A informação foi partilhada na passada sexta-feira, 22 de Setembro, pela esposa do Secretário de Estado na Cidade de Maputo, Sheila Dimande, nas celebrações do Dia Internacional da Pessoa Surda sob o lema: “A língua de Sinais Moçambicana (LSM) como Instrumento de Unidade Nacional: Prtinência e Urgência da sua Legalização como Segunda Língua Oficial”.

Os técnicos capacitados são provenientes das instituições púbicas e privadas da cidade de Maputo, com vista a garantir a acessibilidade daquele grupo a diferentes serviços que procura.

Sheila Dimande apelou a toda sociedade para pautar pelo respeito e protecção dos direitos da pessoa com deficiência. “O lema escolhido para este ano remete-nos a uma reflexão profunda sobre a necessidade de redobrar esforços de modo a garantir o bem-estar das pessoas com deficiência, em particular, a pessoa surda, no exercício pleno da sua cidadania, pelo que, somos todos chamados a sensibilizar toda a sociedade para o respeito e protecção dos direitos da pessoa surda ou com deficiência auditiva”, disse.

Falou das dificuldades que a pessoa surda enfrenta na comunicação e no acesso ao direito de informação, destacando a necessidade de oficialização da língua dos sinais como uma das línguas nacionais, para que sejam ultrapassadas as barreiras prevalecentes.

 Por seu turno, a Directora Executiva da TV surdo, Felismina Banze, enfatizou a necessidade da oficialização da língua de sinais, no país, apelando, igualmente, para maior advocacia sobre os direitos da pessoa com deficiência, em particular, a pessoa surda.

As celebrações sobre o Dia Internacional da Pessoa Surda foram marcadas por apresentações e debates subordinados ao tema “Línguas de Sinais de Moçambique (LSM): Pertinência e Urgência da sua Legalização como Segunda Língua nacional”.