Uma missão angolana trabalhou em Maputo entre os dias 18 e 22 de Setembro, intercâmbio técnico-profissional entre as principais instituições de protecção social dos dois países, com foco na partilha de experiência e na capacitação.

A troca de experiências abrangeu aspectos como a Implementação de Programas de Protecção Social Obrigatória e Protecção Social Básica e estratégias para o aumento da cobertura nacional de protecção social, Sistemas de Informação e Gestão de Beneficiários e Programas Socias e/ou Prestações Sociais.

Cobriu igualmente a Coordenação Institucional dos Principais Actores do Sistema de Protecção incluindo com os parceiros da sociedade civil e parceiros multilaterais e a Planificação e Orçamentação para a protecção social e alocação de recursos financeiros para o alargamento da base de cobertura nacional de protecção social.

Angola identificou Moçambique como exemplo mais relevante, adequado e pertinente para as instituições de protecção social angolanas, destacando-se de forma particular o quadro legal que regula a Protecção Social, incluindo a estrutura do Sistema, com três níveis de intervenção, entre outros factores.

Por outro lado, Moçambique tem experiência de apoio dos parceiros multilaterais de forma coordenada, incluindo através da implementação de um Programa Conjunto das Nações Unidas para a Protecção Social Moçambique que contribuiu para formação de recursos humanos e para a implementação de programas que aumentaram a cobertura da protecção social.

Durante a sua estada em Maputo, a missão angolana manteve encontros de cortesia e reuniões técnicas a instituições de protecção social, em particular o Ministério do Género, Criança e o Acção Social (MGCAS, encontros com sociedade civil e organizações multilaterais, entre outros.