O Instituto Nacional de Acção Social (INAS, IP) delegação de Pemba, na província de Cabo Delgado, acaba de lançar o Programa Acção Social Produtiva (PASP) nos distritos de Macomia e Quissanga, onde vai abranger 2000 agregados familiares.

A cerimónia de lançamento formal teve lugar no Posto Administrativo de Bilibiza, distrito de Quissanga e foi dirigida por Maria Isabel Raimundo, directora do Serviço Provincial dos Assuntos Sociais (SPAS) de Cabo Delgado e contou com a participação de membros do Governo do Distrito.

O PASP toma como alvo de intervenção os Agregados Familiares (AF) com pelo menos um elemento com capacidade para o trabalho, enfrentando altos níveis de vulnerabilidade.

A prioridade vai para os agregados chefiados por mulheres, por pessoas com deficiências e com crianças com problemas de desnutrição, que estejam localizados nas zonas urbanas e rurais.

Estes são envolvidos em trabalhos públicos como principal veículo para a disponibilização de transferências sociais monetárias que permitam estabilizar o rendimento e consumo dos respectivos agregados familiares.

Por outro lado, os mesmos agregados familiares são encorajados em seguida a envolverem-se em iniciativas de geração de rendimentos através de um conjunto de acções enquadradas num processo de preparação social para a graduação.