A delegação do Instituto Nacional de Acção Social (INAS, IP) em Cuamba, na província de Niassa, ofereceu neste Domingo, 10 de Setembro, cadeiras de roda a oito pessoas com deficiência física.

O acto teve lugar no bairro Adine 1, arredores da cidade de Cuamba, e foi presidido por João Júlio Manguinji, administrador do Distrito, no âmbito das celebrações, ontem, dos 26 anos da criação do INAS.

Antes desta cerimónia, logo pela manhã, a delegada do INAS em Cuamba, Julieta Fernando Paissene, procedeu à entrega de enxoval ao primeiro bebé do dia, na maternidade do Hospital Distrital de Cuamba, na presença de funcionários da instituição, profissionais de saúde, entre outros presentes.  

Segundo Julieta Pasissene, a oferta enquadra-se na missão do INAS, de assistência à população em situação de pobreza e vulnerabilidade, e visa reforçar a necessidade de as mães aderirem a partos hospitalares.

A parturiente, Odete Eugénio, moradora do bairro 5 Aeroporto, arredores da cidade de Cuamba, que deu à luz a um bebé do sexo masculino, congratulou-se com atendimento hospitalar.

Por sua vez, Catarina Mateus, parteira em serviço, disse tratar-se do terceiro filho da família, e tanto a mãe como o bebé gozam de boa saúde.

Acrescentou que o gesto do INSS motiva a comunidade a ter parto institucional, e apelou a todos a evitarem dar parto fora de hospital, por representar um risco para mãe, bebé e pessoas assistentes, devido à falta de condições de protecção, medicamentos, e pronta correção de eventuais anomalias.