O Instituto Nacional de Acção Social (INAS, IP) celebra neste Domingo, 10 de Setembro, o seu 26º aniversário.

Para marcar a celebração, as delegações do INAS em Inhambane e Maxixe, na província de Inhambane, procederam na manhã de hoje, à entrega de enxovais aos primeiros bebés do dia.

A Delegação de Inhambane escolheu o hospital distrital de Jangamo, para a entrega de um enxoval ao primeiro bebé, em cerimónia presidida por Madalena Alberto Manhique, esposa do administrador do Distrito.

Madalena Manhique elogiou a parturiente por se ter dirigido ao hospital para ter um parto seguro e apelou-a a observar todos os cuidados subsequentes, principalmente o aleitamento materno e o calendário das vacinações, com vista a garantir crescimento saudável do recém-nascido.

Por sua vez, a parturiente, Dúlvia Roberto, de 24 anos de idade, que acabava de ter o seu primeiro filho, agradeceu o apoio, tendo prometido seguir todas as recomendações.

No mesmo acto, David Abrão, director do Hospital de Jangamo, felicitou o INAS pela celebração do seu aniversário e congratulou-se pela escolha da sua unidade sanitária, para agraciar o primeiro bebé do dia, numa data que qualificou de “tão importante para o sector da acção social e para os seus grupos-alvo”.

Já o delegado do INAS, Isac Mucavel, disse na sua intervenção, que a entrega do enxoval complementava as outras actividades desenvolvidas durante a semana, no âmbito da comemoração do dia da criação da instituição, com destaque para entrega de 40 meios de compensação e kits alimentícios a igual número de beneficiários identificados no distrito de Jangamo.

Por sua vez, a delegação do INAS na Maxixe escolheu o Hospital Rural de Chicuque, onde igualmente ofereceu esta manhã, enxoval ao primeiro bebé do dia.

Trata-se de uma criança de sexo masculino, cuja mãe é parturiente de primeira viagem.

A cerimónia contou com a presença de técnicos da Delegação, membros do colectivo, representante do Conselho Municipal da Cidade da Maxixe e da Administradora distrital, Maria do Céu Cumbane.

Maria do Céu Cumbane congratulou a parturiente por se ter dirigido a uma unidade sanitária para ter um parto institucional e aconselhou-a a seguir as orientações dadas pelas matronas.

A beneficiária agradeceu a oferta e apelou a outras mães a aderirem a partos hospitalares.