Vinte e cinco técnicos do sector do Género, Criança e Acção Social na província de Niassa, concluíram nesta sexta-feira, 8 de Setembro, em Lichinga, uma acção de capacitação sobre o Programa Acção Social Produtiva (PASP), conduzida por técnicos do Instituto Nacional de Acção Social (INAS, IP) Órgão Central.

Trata-se de técnicos do Instituto Nacional de Acção Social (INAS, IP), Serviços Províncias de Assuntos Sociais (SPAS) e dos Serviços Distritais da Mulher e Acção Social (SDMAS), afectos aos distritos de Lichinga, Muembe, Ngauma, Chimbunila.

A sessão de abertura da capacitação foi presidida por Celestino Uaite, Secretário Permanente do distrito de Lichinga e testemunhada por Helena António, Delegada Distrital do INAS.

O PASP promove a inclusão socioeconómica das populações mais vulneráveis com capacidades físicas para o trabalho, contribuindo para a superação da insegurança alimentar e nutricional a partir do contributo na estabilização de rendimentos e do consumo dos agregados afectados por diversos fenómenos, e ainda na melhoria da produtividade agrícola.

Cria, igualmente, oportunidades de acesso a rendimentos para os agregados familiares mais vulneráveis, a partir do envolvimento dos seus membros com capacidade física para o trabalho em actividades produtivas.

O Programa tem como grupos-alvo, agregados familiares chefiados por mulheres; com pessoas com deficiência, doença crónica ou com pessoa idosa; crianças em situação de desnutrição; agregados familiares com alto nível de dependência e famílias de acolhimento de crianças órfãs em situação de pobreza e vulnerabilidade.