A Primeira-Dama da República, Isaura Nyusi, apela para a identificação de estratégias que levem à aceleração da alfabetização, através de actividades culturais e lúdicas, que despertem a consciência das comunidades, para a necessidade de serem alfabetizadas, com maior enfoque na mulher, rapariga e pessoas com deficiência.
Em mensagem alusiva ao lançamento da Semana Internacional de Alfabetização, cuja data se celebra a 8 de Setembro, sob o lema “Promovendo a Alfabetização para um Mundo em Transição: Construindo Bases para Sociedades Pacíficas e Sustentáveis”, Isaura Nyusi exorta a sociedade a promover reflexões profundas sobre a necessidade de redução da taxa de analfabetismo, dos actuais 38.3 por cento, de acordo com o Inquérito de Orçamento Familiar (IOF) 2022, para 26 por cento em 2024, e 23 por cento, em 2029.
“Exorto ainda às mamãs, aos papás, aos rapazes e às raparigas com idade igual ou superior a 15 anos, que por diferentes razões não tiveram a oportunidade de frequentar a escola na idade certa, para se inscreverem nos centros de alfabetização tutelados pelas escolas primárias, secundárias e instituições de formação de professores que funcionam nas suas comunidades, ou ainda, junto da família com os filhos, amigos e vizinhos que frequentam o ensino secundário e superior, para aprenderem a ler, escrever e calcular a partir de casa”, diz a mensagem.
A Primeira-Dama da República encoraja igualmente a frequência de cursos de curta duração de habilidades para a vida, a exemplo de corte e costura, carpintaria, culinária, entre outros, que concorrem para o auto-emprego, visando melhoria de vida individual, das famílias e das comunidades.
A Semana Internacional de Alfabetização decorre de 1 a 8 de Setembro, com a celebração a culminar com uma cerimónia central, a ter lugar no distrito de Limpopo, na província de Gaza.
Moçambique comemora a efeméride desde 1976, com o objectivo de reconhecer o contributo das bases onde ocorre a aprendizagem como um referencial que promove a troca de saberes, constrói o conhecimento e habilidades de indivíduos que por várias razões não tiveram oportunidades de estudar em tempo útil.