Cerca de 500 crianças e jovens em situação de vulnerabilidade vão beneficiar de formação técnico-profissional, no Distrito Municipal Ka NLhamanKulu, Cidade de Maputo.

Nesta perspectiva, foi estabelecido neste distrito, nesta sexta-feira, 4 de Agosto, um Centro Comunitário Multifuncional, designado “KU TWELANA”, que tem como objectivo contribuir na educação e formação de crianças e jovens afim de prepara-los para o mercado de trabalho.

O centro vai ministrar cursos de contabilidade geral, serralharia e carpintaria, informática no âmbito de programação e gestão de redes, desenho gráfico/adobe ilustrador, niglês, empreendedorismo, entre outros.

Na cerimónia de inauguração, Armando Mutemba, representante do Secretário do Estado na Cidade de Maputo, disse que o centro é um exemplo e ganho para a capital do país e irá contribuir para a melhoria de vida das populações circunvizinhas, principalmente para adolescentes e jovens beneficiários dos serviços disponíveis no local.

Acrescentou que o " KU TWELANA" será um ponto de referência na promoção de emprego e auto-emprego para adolescentes e jovens. “Este centro servirá, certamente, de referência e ponto de encontro para jovens, crianças e famílias do bairro de Xipamanine, e não só, na formação de quem pretende buscar novas perspetivas de emprego”, disse Armando Mutemba.

Por seu turno, o Presidente da CESVITEM, Simone Naletto, agradeceu a todos amigos que contribuíram para que o centro ora inaugurado se tornasse uma realidade e referiu à importância da cooperação para garantir o bem-estar e melhoramento da vida dos mais vulneráveis.

Testemunharam a cerimónia, o Embaixador da Itália em Moçambique, o Director da Agência Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento, o Arcebispado de Maputo, a Nunciatura Apostólica, representante da Vereador do pelouro, Director da CESVITEM, membros do Conselho do Serviço de Assuntos Sociais, convidados e comunidade local.

Refira-se que a CESVITEM é uma ONG italiana presente em Moçambique há vários, com projectos de solidariedade e cooperação internacional, sendo que com a contribuição de alguns parceiros e/ou benfeitores italianos e a Conferência Episcopal Italiana é responsável pela criação do centro.