Sob o lema “Empoderando a Mulher para o Alcance da Igualdade de Género”, o Ministério do Género, Criança e Acção Social (MGCAS) realiza a partir de amanhã, 2 de Agosto, no Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano, a VII Conferência Nacional sobre Mulher e Género.

A conferência vai avaliar os progressos alcançados na implementação da Política de Género e Estratégia de sua Implementação, sobretudo no que concerne ao acesso da mulher aos recursos e sua participação nos processos de desenvolvimento.

 

Durante dois dias, o evento propõe-se a contribuir para o reforço dos mecanismos de acesso da mulher aos recursos, partilhar experiências de mulheres na prevenção e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas, reflectir sobre a saúde sexual e reprodutiva como contributo para o bem-estar de todos e sobre mecanismos de prevenção e combate à Violência Baseada no Género (VBG) e outras práticas nocivas.

A Conferência Nacional sobre Mulher e Género preconiza o aprimoramento dos sistemas de monitoria e avaliação, reforço das acções em prol da igualdade e equidade de género, consolidação e harmonização de leis, políticas e programas.

Pretende-se que estes instrumentos sejam coerentes com os mecanismos que protegem os direitos da mulher, realização de acções de prevenção e combate à VBG, especialmente as mulheres idosas e as mulheres com deficiência e divulgação das metas dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável e estabelecer um sistema de produção de estatísticas de género fiáveis.