No âmbito das celebrações do Dia da Mulher Pan-Africana, nesta segunda-feira, 31 de Julho, Paula Mourinho, esposa do Administrador do Distrito de Namaacha, na província de Maputo, solidarizou-se com utentes dos centros infantis e de acolhimento, em visita que incluiu a Associação de Agricultores de Mafuiane.
Trata-se da Escolinha Comunitária de Baka-Baka, sob égide da Missão São Frumézio, uma instituição com um universo de 50 crianças dos quais, 30 rapazes e 20 raparigas, e do Centro de Apoio à Velhice, com 21 quartos, acolhendo actualmente cinco idosos, dos quais, três do sexo feminino, sob tutela do Serviço Distrital da Saúde, Mulher e Acção Social.
A visita tinha como objectivo aferir e viver de perto os desafios destas instituições sociais, a destacar a falta de água potável e exiguidade de fundos para o seu funcionamento pleno.
Paula Mourinho mostrou-se sensível às preocupações partilhadas e comprometeu-se a trabalhar junto do Governo local na identificação de parceiros estratégicos para minimizar a situação.
Por outro lado, ofereceu uma sexta básica composta por cereais, açúcar, óleo, sardinha, entre outros produtos.
A esposa do Administrador de Namaacha escalou igualmente a Associação Isaura Nyusi, constituída por 29 membros, entre homens e mulheres, que se dedicam à produção de hortícolas, leguminosas, milho e batata-reno, numa área de 12 hectares.
Os associados queixaram-se de falta de tubos para o sistema de irrigação, moto-bomba, tractor para lavoura da terra e um mercado para a venda de excedentes.
Refira-se que a Associação desenvolve igualmente actividades na componente nutricional, onde produz manteiga na base de amendoim, Jam na base de papaias, farinhas fortificadas na base de mapira e soja para papas.
Em interacção com os associados, Paula Mourinho comprometeu-se a trabalhar na busca de potenciais compradores da produção da agremiação e busca de parceiros estratégicos que possam ajudar na resposta às preocupações dos produtores.