Trinta técnicos da Direcção Provincial do Género, Criança e Acção Social (DPGCAS) e Cabo Delgado e dos Serviços Distritais da Mulher e Acção Social, estão a ser capacitados, desde esta quinta-feira, 27 de Julho, em matéria de protecção, para responder com afinco ao retorno dos deslocados internos, no âmbito da mitigação das acções terroristas que afectam algumas zonas da província.
A capacitação, a terminar hoje, decorre na cidade de Pemba, com apoio financeiro e técnico da Agência das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), à luz das acções humanitárias.
Falando na abertura do evento, Zachary Lefenfeld, representante do ACNUR em Cabo Delgado, assegurou que o seminário visa capacitar a DPGCAS a ser mais operativa, garantindo apoio financeiro para os próximos programas.
Durante os dois dias foram ministradas matérias sobre o Serviço Social com Indivíduo, Família e Comunidade, Deficiência e Inclusão, Missão da ACNUR em Cabo Delgado, entre outras.
Refira-se que quando ACNUR concluir a sua missão em Cabo Delgado, as suas actividades de apoio ao retorno das populações deslocadas deverão ser continuadas pelo sector do Género, Criança e Acção Social.