Malfeitores até aqui a monte vandalizaram e roubaram no Centro de Integridade e Assistência ao Idoso, localizado no bairro Mutauanha, na cidade de Nampula. Os malfeitores introduziram-se recentemente na casa à calada da noite para saquear todo o material informático e produtos alimentares que serviam para o consumo dos alojados.
Trata-se do Centro de Apoio à Velhice (CAV), tutelado pelo Instituto Nacional de Acção Social (INAS, IP), Delegação de Nampula e que no mesmo recinto funciona o Centro de Atendimento Integrado às Vítimas de Violência (CAI), tutelado pelos Serviços Provinciais de Asssuntos Sociais (SPAS).
O jornal “Notícias” escreve que a instituição é guarnecida pela Polícia da República de Moçambique (PRM), não se sabendo onde o agente estava quando os supostos bandidos invadiram o centro, facto que colocou em perigo a vida das pessoas da terceira idade que ali residem.
De acordo ainda com o matutino, questionadas as autoridades locais, o porta-voz do Comando Provincial da PRM, Zacarias Nacute, confirmou o sucedido, tendo revelado que o agente escalado para vigiar o local no dia fatídico foi detido para averiguações.
Para além da detenção, segundo explicou Nacute, decorre um processo disciplinar contra o agente, como forma de encorajar a todos os vigilantes a não enveredarem por caminhos obscuros.
Zacarias Nacute disse que o responsável pela segurança do centro é acusado de abandono do posto, facto que colocou em perigo os residentes daquela casa e porque o Comando não compactua com irresponsabilidades é pela penalização severa do guarda agente.
Entretanto, a PRM em Nampula reitera o apelo a toda a população para denunciar todo o tipo de perturbação da ordem pública.