O Presidente da República, Filipe Nyusi, voltou a expressar solidariedade com as pessoas idosas, com deficiência, doenças crónicas e degenerativas, crianças órfãs chefes de família ou em situação difícil.
Nyusi falava nesta quinta-feira, 6 de Julho, na província de Inhambane, na cerimónia de inauguração do novo edifício da delegação do Instituto Nacional de Acção Social (INAS, IP) na Maxixe.
O Presidente da República endereçou uma saudação especial aos funcionários do Ministério do Género, Criança e Acção Social (MGCAS) e do INAS, em particular, pelo empenho na implementação da agenda do Governo, no âmbito da promoção da equidade do género, direitos da criança, protecção e empoderamento das pessoas e grupos populacionais vivendo em situação de vulnerabilidade.
Para Nyusi, a Protecção Social em Moçambique não é opcional nem favor, mas sim uma obrigação do Estado Moçambicano, e exemplifica com vasta legislação nacional, regional e internacional, ratificada pelo Governo, para a garantia deste direito humano.
O Presidente da República destacou igualmente a importância do novo edifício da delegação do INAS na Maxixe, no quadro dos desafios de implementação da Estratégia Nacional de Segurança Social Básica II (ENSSB II 2016-2024) enquadrada no Programa Quinquenal do Governo.
O Chefe do Estado endereçou uma palavra de apresso às organizações não-governamentais, religiosas, que trabalham em prol do idoso, da criança, mulher e de outras camadas em situação de vulnerabilidade, pela dedicação e contribuição na promoção do bem-estar destes grupos.