A Direcção Provincial do Género, Criança e Acção Social (DPGCAS) em Cabo Delgado procedeu ao lançamento, na semana passada, da primeira pedra para a requalificação do edifício do Serviço Distrital da Saúde, Mulher e Acção Social (SDSMAS) de Chiure, que passará a contemplar um Centro de Atendimento Integrado, CAI.
O futuro Centro de Atendimento Integrado vai ocupar uma área de 101.9m² no recinto do SDSMAS e vai assistir, em particular, a mulheres e raparigas vítimas de Violência Baseada no Género (VBG).
Com a construção do CAI, as vítimas da VBG passarão a ter acesso ao atendimento melhorado e disponibilidade dos serviços de forma integrada, incluindo Assistência Social, Jurídica, Médica e protecção da Polícia da República de Moçambique.
A requalificação do edifício do SDSMAS está orçada em dois milhões e meio de meticais e conta do com apoio do Canadá, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a População, com a duração das obras estimadas em quatro meses.
A cerimónia de lançamento da primeira pedra para a requalificação do edifício do SDSMAS em Chiure foi presidida por Oliveira Amino, Administrador Distrital e foi testemunhada por membros do Conselho Distrital, técnicos da DPGCAS, SDSMAS, confissões religiosas, sociedade civil entre outros.