A esposa do Governador da Província de Nampula, Ana Mimosa Mungumbe Alberto, apelou nesta quinta-feira, 22 de Junho, aos diversos actores sociais para intensificarem acções que preconizam a prevenção e combate às uniões prematuras. O apelo foi feito durante o Fórum Provincial da Juventude, realizado sob lema "Jovens Conscientes e Engajados na Prevenção e Eliminação das Uniões Prematuras".
Na sua intervenção, Ana Mimosa considerou o Fórum uma oportunidade ímpar para partilha de conhecimentos e experiências vividas entre os participantes e por constituir uma reflexão conjunta em torno das uniões prematuras.
Enfatizou que as dificuldades económicas associadas à pobreza, falta de acesso à informação, deficiente integração da rapariga na rede de oportunidades e locais de tomada de decisão concorrem igualmente para uniões prematuras, perigando a vida social da rapariga, que fica impedida de gozar plenamente dos seus direitos.
Por seu turno, Reinalda Mbeve, Presidente do Conselho Provincial da Juventude em Nampula, referiu que a integração da rapariga em vários projectos de desenvolvimento e o encaminhamento das estruturas de financiamento de linhas de crédito à luz dos projectos da rapariga continua a ser um dos grandes desafios para desencorajar as desigualdades de género e dependência económica da rapariga, considerando que estes elementos contribuem na prevenção das uniões prematuras.
Por sua vez, Gildon Cardoso, um dos participantes no fórum, enalteceu o cumprimento da lei 19/2019 de 22 de Outubro, que preconiza a prevenção e combate às uniões prematuras, destacando a importância da inclusão destas temáticas no processo de ensino e aprendizagem.
Já Líder Noventa, da área de jurisdição de Rapale, desafiou todos os participantes e a sociedade em geral sobre a necessidade de reforçar as medidas de prevenção e combate às uniões prematuras, através de denúncias e seguimentos oportunos.
De referir que para além da esposa do Governador da província de Nampula, o Fórum Provincial da Juventude foi testemunhado por Cachimo Raúl, Director do Serviço Provincial da Justiça e Trabalho.
O evento foi aberto e encerrado formalmente por Reinalda Mbeve, Presidente do Conselho Provincial da Juventude, e participaram igualmente técnicos da Direcção Provincial do Género, Criança e Acção Social, do gabinete da esposa do Governador e do Secretário de Estado, Direcção Provincial da Educação.
A esposa do Governador de Nampula frisou que o elevado número de filhos numa família, as Mudanças Climáticas, o HIV/SIDA, as baixas rendas e deficientes mecanismos de sobrevivência não podem empurrar a rapariga para uniões prematuras.