A Delegação do Instituto Nacional de Acção Social (INAS, IP) em Inhambane, participou, nesta sexta-feira, 23 de Junho, nas celebrações do Dia Africano da Função Pública, evento no qual os funcionários do INAS, IP comprometeram-se a melhorar e aprimorar a sua prestação.
A decorrer sob lema O sucesso da Zona de Comercio Livre Continental Africana (ZCLCA) requererá uma Administração Pública Africana Ajustada ao seu Propósito para ser bem-sucedida, o evento iniciou com deposição de uma coroa de flores, no monumento aos heróis moçambicanos.
Intervindo na ocasião, o Governador da província de Inhambane, Daniel Tchapo, destacou as vantagens do país decorrentes da integração no comércio continental, exemplificando que estudos realizados mostram a previsão de aumento do comércio entre Moçambique e os países africanos e do Produto Interno Bruto e terá maior expressão nas relações comerciais ao nível do continente.
Por outro lado, Daniel Tchapo alertou que as vantagens previstas colocam grandes desafios à administração pública, que chamada a prestar serviço de qualidade para competir em pé de igualdade a nível regional e continental, desafiando aos presentes a reflectirem sobre o seu desempenho em busca de livre circulação de pessoas e bens.
“Este dia deve servir para todos reflectirmos sobre como cada um de nós cumpre com as suas obrigações laborais, fazendo uma censura aos seus actos, na prossecução dos objectivos sectoriais em particular e do Governo de Moçambique”, disse.
O evento foi igualmente testemunhado pelo Secretário de Estado de Inhambane, Amosse Macamo.
No quadro das celebrações foi organizada uma exposição de serviços de diferentes sectores, momentos culturais, apresentação da mensagem dos funcionários, premiação e entrega de diplomas de honra aos melhores funcionários destacados no ano 2022.