A esposa do Governador da Província de Nampula, Ana Mimosa Mungumbe Alberto, renova o desafio de toda a sociedade, a vários níveis, a envolver-se na disseminação massiva de mensagens e de actividades tendentes a promover e proteger os direitos da criança.

Ana Mimosa Mungumbe Alberto falava no encerramento da Quinzena da Criança, no Centro de Órfãos de Santa Maria de Nazaré, cidade de Nampula e congratulou-se com o facto de o evento ter envolvido crianças de várias nacionalidades africanas, o que segundo as suas palavras, permite uma reflexão conjunta sobre os males que ainda afectam a criança no continente africano.

Por outro lado, Mimosa reforçou a mensagem que exalta a importância da escola como o lugar da criança e rapariga, sublinhando que é dever de cada um, promover acções que possibilitem à criança viver num ambiente de paz e harmonia, para o seu desenvolvimento físico, psicológico, cultural e social.

Segundo a esposa do Governador de Nampula, apesar dos esforços feitos do governo na implementação de políticas que visam a protecção dos direitos da criança, situações como violência doméstica, acções bárbaras, abusos sexuais, uniões prematuras e o trabalho infantil, continuam a ser factores que adiam os sonhos das crianças.

Mimosa desafiou as famílias e a sociedade em geral para a continuar a garantir assistência social, médica e medicamentosa e escolaridade para as crianças e combater qualquer tipo de violência, discriminação e estigmatização contra petizes.

De referir que para além da esposa do Governador da Província de Nampula, o acto vento foi testemunhado Albertina Ussene, Directora Provincial do Género, Criança e Acção Social, esposa do Administrador do Distrito de Nampula, técnicos do Gabinete da esposa do Governador e da DPGCAS, parceiros e outros quadros.

O acto foi caracterizado por vários momentos culturais e terminou com um almoço de confraternização, envolvendo mais de 70 crianças do Centro de Órfãos de Santa Maria de Nazaré, e Ana Mimosa procedeu à entrega de diversos brindes a todas crianças do Centro.