O distrito de Vanduzi, na província de Manica, acolheu a cerimónia provincial do 16 de Junho, Dia da Criança Africana, com 250 crianças órfãs e vulneráveis a beneficiarem de um almoço de confraternização, no povoado de Chareua.

Por ocasião da efeméride, a esposa do Secretário de Estado na província de Manica, Celsa Vembana Dique, ofereceu enxoval ao primeiro bebé do dia, do sexo feminino, nascido às 00:25 horas, no Centro de Saúde de Saúde de Vanduzi.

Por seu turno, a Directora Provincial do Género, Criança e Acção Social em Manica, Ema Catana, procedeu à deposição de uma coroa de flores no monumento aos Heróis Moçambicanos.

Falando na ocasião, Ema Catana exortou aos petizes a usarem os meios digitais e as Tecnologias de Informação e Comunicação de forma adequada, segura e responsável, por forma a evitar situações de exposição a conteúdos inadequados, raptos, assédio, exploração sexual e outros males cibernéticos que ponham em causa a sua vida e integridade.

Por sua vez, o Gabinete dos cônjuges da Província de Manica, do Distrito de Vanduzi e Parceiros (Associação Matsatse e Anda Manica) ofereceram um almoço a 250 crianças órfãs e vulneráveis do Povoado de Chareua.

A esposa do Secretário de Estado na província, Celsa Vembana Dique, saudou o trabalho desenvolvido pela Associação Matsatse em prol das crianças e outras camadas sociais naquele povoado e exortou aos presentes a não submeterem as crianças a uniões prematuras, violência e práticas que põem em causa o seu crescimento e desenvolvimento integral e saudável. Acrescentou que a responsabilidade de cuidar, proteger e garantir a segurança das crianças é de todos.

O evento foi igualmente marcado por visita a uma feira de saúde e de produtos agrícolas, plantio de árvores, visita a instalações de funcionamento da Associação Matsatse e actividades culturais.