A Directora Provincial do Género, Criança e Acção Social (DPGCAS) em Nampula, Albertina Ussene, desafiou a sociedade a garantir tratamento do idoso com carinho e amor. A exortação foi feita no âmbito das celebrações do 15 de Junho, Dia Internacional da Sensibilização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado sob o lema Preservemos a Dignidade da Pessoa Idosa. Denuncie a Violência.
As cerimónias tiveram lugar no Distrito de Monapo e contaram com a presença de 94 idosos, cuidadores, quadros do Governo distrital, delegados do Instituto Nacional de Acção Social (INAS, IP) de Nampula, Nacala e Angoche, representantes de diferentes associações, corpo de liderança Comunitária, entre outros presentes.
Um grupo cultural das associações e uma feira-exposição de artigos de tecelagem (esteiras, vassouras, peneiras, entre outros) e olaria, e um almoço de confraternização caracterizaram o evento.
A Directora Provincial do Género, Criança e Acção Social (DPGCAS) de Nampula, Albertina Ussene disse que o sector e as lideranças comunitárias têm primado por acções sociais visando assistência pontual e directa dos idosos, bem como acções na divulgação de instrumentos que protegem este grupo social, com o intuito de proporcionar o seu bem-estar.
Albertina Ussene desencorajou os idosos a praticarem mendicidade, um fenómeno que coloca em risco a sua integridade física.
Por seu turno, os idosos de Monapo agradeceram o esforço do governo e dos parceiros de cooperação para a sua assistência e pediram a punição, numa base legal, dos violadores dos seus direitos.