Vinte e oito pessoas com albinismo recebem apoio em protector solar e material escolar, no âmbito das celebrações do 13 de Junho, Dia Mundial sobre o Albinismo, na província de Manica.

A iniciativa é da Direcção Provincial do Género, Criança e Acção Social (DPGCAS) em Manica, em parceria com a Associação Amor à Vida, que igualmente ofereceu material escolar a 15 crianças e jovens estudantes, constituído por 10 cadernos, três esferográficas, uma régua, um afiador e uma borracha.

Na ocasião, Boaventura João, coordenar da Associação Amor à Vida, agradeceu pelo gesto e congratulou a DPGCAS pelos esforços em prol da pessoa com albinismo.

Por seu turno, a Directora Provincial do Género, Criança e Acção Social em Manica, Ema Catana, referiu que a província conta com 498 pessoas com albinismo.

Segundo Ema Catana, a DPGCAS tem estado a trabalhar com vista a prevenir e mitigar a discriminação e o estigma que as pessoas com albinismo têm sofrido.

Exemplificou a realização, no ano passado, de quatro sessões do clube de superação, 180 palestras e 32 debates sobre os direitos e combate a práticas discriminatórias, apoio em 36 protectores solares, chapéus com abas, óculos de sol, sabonetes de enxofre, sombrinhas, entre outros.