A Directora Geral do Instituto Nacional de Acção Social – Instituto Público (INAS, IP) defende que a planificação deve garantir o bem servir dos grupos-alvo do sector.  Maria da Glória Bernardo Siaca falava nesta segunda-feira, 5 de Junho, na Ponta de Ouro, província de Maputo, na abertura da III Sessão da Reunião Nacional de Planificação do INAS, IP, que decorre sob o lema “Melhorar a Planificação para melhor servir aos grupos mais pobres e vulneráveis”.

 “A planificação deve manter o princípio de aprimoramento contínuo das formas de planificar e intervir em prol dos grupos-alvo do sector do Género, Criança e Acção Social”, frisou.

 

O encontro técnico, a decorrer até sexta-feira, junta os chefes dos Departamentos e Repartições de Planificação Estatísticas no Ministério do Género, Criança e Acção Social (MGCAS), do INAS, IP Órgão Central, das 31 delegações e representantes da Organização Internacional do Trabalho (OIT), com o objectivo central de aprimorar os procedimentos técnicos metodológicos de planificação das actividades

Para a Directora Geral do INAS, IP, o lema do encontro chama a responsabilidade dos planificadores sobre a necessidade de adoptarem um o espírito de planificar e reflectir sobre os avanços alcançados.  “Devemos reflectir sobre os avanços alcançados e através das dificuldades enfrentadas juntar sinergias em todos os domínios, com enfoque nas acções centradas na aprendizagem de diferentes ferramentas para melhorar a planificação das actividades nas nossas delegações”, disse.

Siaca frisou que a planificação correcta e transparente vai garantir a expansão e abrangência dos beneficiários dos Programas de Assistência Social, com enfoque para o Programa Subsídio Social Básico, subcomponente de subsídio para criança de 0-2 anos (PSSB-SC), que está sendo implementado nas províncias de Cabo Delgado (78.819 beneficiários), Nampula (45171), Zambézia (46.853) e Inhambane com 5.028 beneficiários, de modo a suprir a desnutrição crónica das crianças nesta faixa etária”.

Recordou aos participantes que o encontro de planificação permite a construção de uma base de conhecimento partilhado sobre a planificação, monitoria e avaliação dos programas de protecção social implementados pelo sector de Género, Criança e Acção Social.

Por seu turno, o Delegado do INAS, IP da Matola, Graço Dias, na qualidade de anfitrião, disse que “a planificação é a base para o sucesso de qualquer actividade”, acrescentando que, os encontros dos planificadores devem melhorar as estratégias de definição dos instrumentos de recolha de dados, com vista a trazer resultados satisfatórios no atendimento dos beneficiários abrangidos pelos programas de assistência social.