A Direcção Provincial do Género, Criança e Acção Social (DPGCAS) em Nampula, promoveu nesta sexta-feira, 2 de Junho, a Primeira Conferência Provincial da Criança, no âmbito da quinzena da criança. O evento contou com 166 participantes, dos quais 50 crianças.
A conferência teve como principal objectivo, promover uma reflexão sobre a problemática de violação dos direitos da criança, com destaque para uniões prematuras e o trabalho infantil.
Manuel Rodrigues Alberto, governador da província de Nampula, que presidiu à sessão de abertura do evento, referiu que o governo tem nas suas prioridades a expansão dos serviços de saúde, educação, protecção social, com vista a garantir o desenvolvimento e bem-estar social das crianças.
O governante disse que as uniões prematuras devem ser desencorajadas, sublinhando que este é um dos males que minam o sonho dos petizes e afectam o seu desenvolvimento psicossocial e o bem-estar.
Uniões prematuras, trabalho infantil, violência física e psicológica nas escolas, violência sexual e direitos da criança são temas que dominaram a conferência, num debate facilitado pela Procuradora do Distrito de Nampula, entre outros moderadores.
O evento foi organizado pela DPGCAS, com apoio de diferentes parceiros.