Governadora da Província de Gaza, Margarida Mapandzene Chongo, ofereceu um almoço de confraternização a cerca de 50 crianças órfãs e ou em situação de vulnerabilidade.

A recepção teve lugar nesta quinta-feira, 1 de Junho, por ocasião das celebrações do Dia Internacional da Criança, sob o lema: Por uma Sociedade Comprometida com a Protecção da Criança.

A iniciativa foi testemunhada por membros do Governo provincial de Gaza, representantes do Município de Xai-Xai e da sociedade civil.

Refira-se que para além do almoço de confraternização, as crianças beneficiaram igualmente de brindes, kit de material escolar, incluindo uma cadeira de rodas.

Na sua intervenção, Margarida Mapandzene Chongo disse que 1 de Junho é uma data de reflexão enquanto sociedade, sobre como garantir a implementação dos direitos da criança contra as mais variadas formas de violação, a exemplo do trabalho infantil, abuso sexual, uniões prematuras, violência física, psicológica,  gravidezes precoces e sobre como reduzir o número de crianças em conflito com a Lei. Sublinhou que este fenómeno “tem vindo a registar um recrudescimento na sociedade, denunciando assim, nossas falhas na construção dos alicerces do amanhã livre de crime”.

A governante reconheceu que na sociedade regista-se um número considerável de crianças sem lar, o que as coloca na situação de vulnerabilidade, apelando à sociedade a recorrer aos meios de protecção alternativa da criança. Exemplificou com adopção, tutela, família de acolhimento, com vista a proporcionar às crianças um lar onde possam ter o devido conforto familiar.

"Garantir uma boa educação da criança hoje, é garantir uma sociedade do amanhã brindada por homens cultos, descentes, íntegros, honrados, justos, rectos concorrendo assim, para a realização de princípios constitucionais de justiça Social", disse Margarida Mapandzene.

"Queremos, nesta data, renovar o nosso compromisso como Conselho Executivo, em tudo fazer para junto com a sociedade civil proteger as crianças e acima de tudo demostrar que só cultivando e alimentando valores nobres sobre as crianças poderemos moldar os servidores do amanhã", afirmou a governadora da província de Gaza.